quinta-feira, 2 de junho de 2016

FRANCISCO ALVES PAULINO


CUBÚ
Francisco Alves Paulino
(1911-2013)

Cubú foi um dos melhores “beques” (zagueiro) que já passaram pelo time de futebol de amador itaunense, o Sport Club Itaúna, décadas de 30/40. 

Francisco Alves Paulino, o Cubú, disse que usava uma touca para se proteger das “cabeçadas” que dava na bola, por ser de couro e costurada, a bola poderia machucar se a pessoa não soubesse cabecear. Nos dias de chuva, a “pelota” ainda mais pesada, misturando-se com a lama do campo. Mas sempre foi um momento mágico e feliz da minha vida.

Fui muito feliz por ter participado destes momentos bons do futebol itaunense. Tudo está gravado em minhas lembranças até hoje, e olha que estou com mais de 100 anos de idade. Minha função era de “beque”. Defender a nossa zaga do adversário e tínhamos o pensamento: a bola poderia até passar, mas o atacante não!  Risos!


 SPORT CLUB ITAÚNA: DÉCADA 30

CAMPO DA VÁRZEA (HOJE RODOVIÁRIA)

Ao centro de touca o zagueiro Cubú






REFERÊNCIAS:
Entrevista com Francisco Alves Paulino em sua residência na cidade de Itaúna, no dia 22/05/2012 (Francisco estava com 100 anos de vida e com muita alegria.  Veio a falecer no ano de 2013 e sepultado no cemitério central da cidade de Itaúna).
Acervo: Hely Jaó e Professor Marco Elísio Chaves Coutinho
Organização e Fotografia: Charles Aquino
Colaborador: Prof. Marco Elísio Chaves Coutinho

Local: Itaúna - MG, Brasil

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.